Trump critica Índia por aplicação de tarifas a bens norte-americanos

Por Cristiana Euclydes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a India, acusando o país de ter se aproveitado por muito tempo ao aplicar tarifas altas a bens norte-americanos, enquanto as negociações comercias entre os dois países estão prestes a começar.

“A India há muito tem um dia de campo colocando as tarifas em produtos norte-americanos. Não é mais aceitável!”, disse Trump, em publicação no Twitter.

Em junho, a India colocou em vigor tarifas mais altas sobre certos produtos fabricados nos Estados Unidos, como motos Harley-Davidson e maçãs. A medida veio após Washington retirar a India do Sistema Generalizado de Preferências (GSP), que a isentava de tarifas de importação de bens norte-americanos.

Na reunião do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes) no Japão, no final de junho, Trump e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, concordaram em realizar reuniões comerciais bilaterais ainda este mês.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com