Trump critica falta de ação de países no Oriente Médio

Por Carolina Pulice

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a falta de ação de outros países no Estreito de Ormuz, reiterando que o pedido para o Irã é que o país do Oriente Médio não produza armas nucleares e não financie o terrorismo.

“A China obtém 91% de seu petróleo pelo Estreito, o Japão obtém 62% e outros países também. Então por que estamos protegendo as rotas marítimas de outros países (há muitos anos) sem nenhuma compensação?” disse pelo Twitter.

“Todos os países deveriam estar protegendo seus navios no que sempre foi uma jornada perigosa. Nós sequer precisamos estar lá, uma vez que os Estados Unidos se tornaram (de longe) o maior produtor de energia do mundo! O pedido dos Estados Unidos para o Irã é muito simples – sem armas nucleares e sem financiar o terrorismo”, completou.

O comentário de Trump ocorre em meio ao aumento das tensões entre o país norte-americano e o Irã, especialmente após o ataque contra um drone dos Estados Unidos, cuja autoria foi atribuída ao Irã.

De acordo com a Ong especializada em conflitos armados, Crisis Group, o Golfo Pérsico, onde fica o Estreito de Ormuz, é rota de 30% de todo petróleo comercializado no mundo. “Um acidente intencional ou inadvertido na região pode escalar rapidamente para um confronto militar, e arriscar o transporte de energia de um ponto crítico”, disse a organização em relatório.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com