Trump conversa com Abe sobre Coreia do Norte e comércio

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, conversou por telefone com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para tratar da situação na Coreia do Norte e também sobre comércio.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, é recebido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, no salão Oval/Foto: Divulgação/Casa Branca

“Acabei de falar com o primeiro-ministro Abe, do Japão, sobre a Coreia do Norte e comércio. Muito boa conversa”, disse Trump no Twitter.

O telefonema acontece depois que, na sexta-feira, Abe sugeriu uma reunião entre ele e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, sem qualquer pré-condição. Segundo o premiê japonês, a única maneira de romper com a atual desconfiança mútua entre os dois países é por meio de um encontro.

A última vez em que líderes dos dois países se encontraram foi em 2004, quando Kim Jong-il, pai de Kim Jong Un, reuniu-se como o primeiro ministro japonês, Junichiro Koizumi. Na ocasião, não houve progresso nas negociações sobre a libertação de japoneses presos por Pyongyang, o que gerou o impasse diplomático que dura até hoje.

Já a conversa sobre comércio acontece em meio às ameaças de Trump de impor tarifas mais elevadas sobre importados chineses ainda nesta semana e depois que o presidente norte-americano se reuniu, no mês passado, com Abe para iniciar negociações comerciais bilaterais. Não há informação oficial sobre detalhes da conversa de hoje.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com