Trump confirma saída de Nikki Haley da ONU no final do ano

09/10/2018 15:50:30

Por: Carolina Gama / Agência CMA

A representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Halley, (Foto: Manuel Elias/ONU)

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a saída da embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, do cargo no final do ano. Segundo ele, seu substituto deve ser anunciado nas próximas duas ou três semanas.

Falando ao lado de Trump no salão Oval da Casa Branca, Haley negou que irá concorrer a qualquer cargo nas eleições de 2020. “Não foi razão pessoal ou eleição. Estou reconhecendo que chegou o momento de sair e deixar uma pessoa mais forte, que consiga manter o status dos Estados Unidos no mundo, ocupar minha posição”, afirmou Haley.

Trump não se mostrou surpreso com a decisão de Haley de deixar o cargo. “Ela fez um grande trabalho. Está conosco desde o começo, trabalhou na campanha intensamente e me falou que queria um tempo para ela no final do ano”, disse Trump.

Haley, que foi governadora da Carolina do Sul antes de ser nomeada embaixadora na ONU em novembro de 2016, destacou progressos na política externa norte-americana, entre eles, os avanços com a Coreia do Norte e a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear fechado com o Irã em 2015. Ela disse ainda que Trump foi corajoso ao transferir a embaixada norte-americana em Israel para Jerusalém.

“Foi uma honra ocupar esse cargo e servir um país que eu amo. Foram dois anos lidando com a política externa dos Estados Unidos e agora somos um país mais respeitado”, afirmou Haley. “Também ajudamos a fortalecer e tornar a ONU uma organização mais atuante no cenário internacional”, completou.

Deixar um comentário