Trump ameaça sancionar Guatemala por não assinar acordo de imigração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar taxas e sanções à Guatemala, uma vez que o país latino-americano não assinou um acordo de país terceiro seguro, o que o tornaria apto a receber imigrantes.

“A Guatemala, que vem formando caravanas e enviando um grande número de pessoas, algumas com antecedentes criminais, para os Estados Unidos, decidiu romper o acordo que eles tinham conosco sobre assinar um necessário acordo de país terceiro seguro”, disse Trump, no Twitter.

“Estávamos prontos para assinar. Agora estamos olhando para proibições, tarifas, taxas de remessa ou todas as opções acima. A Guatemala não foi boa. Grande quantidade de dólares de contribuintes norte-americanos que estavam indo para eles foi cortada por mim nove meses atrás”, segundo o presidente.

Trump tem aumentado seus esforços para conter o fluxo de imigrantes da América Central que entram nos Estados Unidos. Com o acordo de país terceiro seguro, os imigrantes vindos de outros países, como El Salvador e Honduras, teriam que pedir asilo na Guatemala, e não nos Estados Unidos.

Os governos norte-americano e guatemalteco discutem esse acordo há cerca de um mês. Na semana passada, o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, cancelou uma viagem que faria a Washington para discutir a proposta com Trump, e disse que a reunião seria remarcada.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com