Trump ameaça fechar fronteira com México na semana que vem

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México na semana que vem caso a legislação migratória norte-americana não seja modificada e caso o México não impeça que a imigração ilegal chegue no país.

“Se o México não parar imediatamente toda a imigração ilegal que chega nos Estados Unidos, eu vou fechar a fronteira, ou várias sessões da fronteira, na semana que vem”, afirmou pelo Twitter. “Isso seria fácil para o México fazer, mas eles só tomam nosso dinheiro e ‘conversam’. Além disso, perdemos muito dinheiro com eles, especialmente quando adicionamos o tráfico de drogas. Fechar a fronteira seria uma boa coisa”.

Ainda segundo Trump, a legislação migratória do país é fraca por conta das ações do partido Democrata. “Os democratas nos deram a mais fraca legislação migratória do mundo. O México tem a mais forte, e fazem mais de US$ 100 bilhões por ano sobre os Estados Unidos. Por isso, o Congresso tem que mudar nossa fraca legislação migratória agora”.

O comentário ocorre um dia após o comissário da Customs and Border Protection, a autoridade da fronteira norte-americana, Kevin McAleenan, ter afirmado que o país vivia uma crise humanitária sem precedentes, com o aumento do número de imigrantes ilegais sob custódia ou que foram apreendidos.

“Tivemos mais de mil apreensões na segunda-feira”.

Trump declarou estado de emergência no mês passado para ter verba suficiente para construir um muro na fronteira com o México. O financiamento, de US$ 5,7 bilhões foi duramente criticada pelo partido democrata, que tentou vetar a declaração, mas que não conseguiu votos suficientes na Câmara dos Deputados.