Trump alerta Irã sobre futuras decisões

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, fez um novo alerta ao Irã, após o presidente do país, Hassan Rouhani, anunciar que pretende enriquecer urânio acima do limite permitido pelo acordo nuclear de 2015 e do qual os Estados Unidos não fazem mais parte.

Presidente do Irã, Hassan Rouhani. Foto: Presidência do Irã

“O Irã precisa ter cautela com suas ações”, disse Trump a repórteres nos jardins da Casa Branca.

O alerta de Trump refere-se às declarações desta semana de Rouhani, indicando que enriquecerá urânio além de 3,67% – um passo que superaria os limites impostos pelo acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as principais potências mundiais para impedir que Teerã consiga uma arma nuclear. Washington desistiu do acordo no ano passado e voltou a introduzir sanções econômicas ao país.

A escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã vem ganhando força desde que, no mês passado, Teerã abateu um drone de reconhecimento norte-americano. Washington também diz que o Irã está por trás de uma série de ataques a petroleiros, além de um ataque a um oleoduto saudita.

Falando aos repórteres, Trump fez questão de ressaltar a capacidade nuclear norte-americana. “Estamos mais eficientes já que o setor nuclear passou por uma renovação. Não pretendemos usar nosso poder nuclear contra ninguém, mas estamos muito melhores nesse segmento”, acrescentou.