Theresa May diz que quer sair o mais rápido possível da União Europeia

Theresa May, primeira-ministra britânica (Divulgação/Conselho da União Europeia)

São Paulo – A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que vai pedir ao Conselho Europeu o tempo necessário para conseguir a ratificação do acordo de saída do Brexit – processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

“O propósito deste encontro é conseguir mais tempo para permitir que a gente consiga um acordo. Eu pedi uma extensão para o dia 30 de junho, mas o que é importante é que qualquer extensão nos permita sair no momento em que ratificarmos o acordo de saída”, afirmou durante sua chegada ao Conselho Europeu, que se reúne hoje para decidir o prazo de adiamento que será concedido ao governo britânico para o Brexit.

Quando questionada sobre a proposta do presidente do Conselho, Donald Tusk, de estender por até um ano o prazo, May afirmou que quer deixar a UE “o mais rápido possível”, e que tem como intenção conseguir a aprovação do acordo de saída antes das eleições parlamentares europeias, marcadas para o dia 23 de maio.

“O governo continua trabalhando para conseguir um acordo de saída. Temos feito reuniões construtivas com a oposição, que vão continuar amanhã”, disse.

No início desta semana, May enviou uma carta ao presidente do Conselho, em que pedia uma extensão até o dia 30 de junho, mas que poderia ser revogada assim que o parlamento britânico aprovasse o acordo de saída. Ontem, Tusk enviou uma carta aos líderes europeus, afirmando que iria propor uma extensão maior, de até um ano, mas que também pudesse ser revogada no momento da aprovação do acordo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com