Testes de estresse de bancos precisam evoluir, diz Powell, do Fed

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – Os testes de estresse, que avaliam se os bancos serão capazes de sobreviver em cenários econômicos negativos e extremos, precisam evoluir para acompanhar as diferentes ameaças ao sistema financeiro e também a evolução deste segmento, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, em um discurso preparado. Ele não comentou sobre política monetária.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

Powell disse que o Fed está comprometido com a aplicação dos testes de estresse e que essas avaliações são a base da missão da instituição no que diz respeito à supervisão e manutenção da estabilidade financeira. Ele classificou o procedimento como uma das inovações de maior sucesso do pós-crise, mas também fez ressalvas.

“Se for para os testes de estresse continuarem a servir com sua função crítica, eles precisa evoluir nos próximos anos para acompanhar o sistema financeiro em constante mudança, assim como tem sido feito desde a primeira rodada dos testes em 2009”, disse o presidente do Fed.

Ele ressaltou que, desde o início das avaliações, os grandes bancos dos Estados Unidos acumularam mais de US$ 800 bilhões em capital para se proteger de eventuais perdas geradas em momentos de crise, e também considera que as instituições financeiras ficaram muito melhores em =avaliar e gerenciar os próprios riscos.

“Os testes de estresse do futuro – de cinco a dez anos para frente – terão de continuar a garantir que os bancos continuem capazes, mesmo numa contração severa, de fornecer crédito que as famílias e empresas dependem”, disse Powell.

“Quando o próximo episódio de instabilidade financeira se apresentar, pode ser que venha de forma bagunçada e inesperada. Os bancos terão de estar prontos não apenas para aceitar riscos esperados, mas também para os inesperados. Então, os testes precisarão variar de ano a ano e explorar até mesmo cenários bem improváveis”, avaliou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com