Tesouro fará leilões diários de compra e venda de títulos na próxima semana

08/06/2018 18:10:55

Por: Priscilla Oliveira / Agência CMA

Brasília – O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, anunciou que o Tesouro Nacional irá realizar leilões extraordinários diários de compra e venda de títulos até o fim da próxima semana, devendo permanecer até o fim de junho.

A periodicidade, no entanto, será avaliada ainda após o dia 15 de junho pelo Tesouro, conforme a necessidade do momento. O secretário informou que os leilões tradicionais previstos para acontecer na próxima semana foram cancelados.

Mansueto explicou que mesmo com os leilões extras a intenção é continuar respeitando os limites estabelecidos pelo Plano Anual de Financiamento (PAF). “Qualquer necessidade de alteração do PAF será comunicada”.

TÍTULOS DE LONGO PRAZO

O secretário do Tesouro ainda disse que o Tesouro não precisa fazer leilões de títulos de longo prazo com juros altos neste momento. Ele afirmou que o Tesouro pretende retomar a oferta de títulos de longo prazo, mas em volume menor.

“O governo pode se dar ao luxo de cancelar títulos públicos até que as condições sejam adequadas. Hoje, muito diferente de 2002, o governo não tem nenhum problema de financiamento. Ao contrário de vários outros países do mundo, nosso déficit em conta corrente está caminhando próximo de zero e a inflação está muito baixa”.

Segundo ele, há um interesse de estrangeiros de entrar no Brasil por meio destes títulos. “Hoje, estrangeiros querem entrar no Brasil comprando títulos de longo prazo. Isso porque a taxa de juros nesse mercado está muito alta, mas ela não interessa ao Tesouro Nacional”.

Edição: Leandro Tavares (leandro.tavares@cma.com.br)

Deixar um comentário