Tensões aumentaram em torno de rotas marítimas globais, diz Mogherini, da UE

A chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini. Foto: Divulgação/ Serviço de Audiovisual da UE

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, alertou para o aumento das tensões globais relacionadas a rotas marítimas, em discurso no Parlamento das Maldivas.

“As tensões aumentaram em torno das rotas marítimas, não só nesta parte do mundo, mas também nesta parte do mundo. Isto é algo que nós, como europeus, não podemos subestimar”, disse. Ela afirmou que um quinto do comércio europeu com o mundo passa pelo Golfo de Aden e pelo Oceano Índico.

“Para nós, é uma questão de interesse europeu e também de princípios e valores partilhados. Acreditamos que a governança de nossos oceanos deve ser pacífica, cooperativa e baseada na lei multilateral com a qual todos concordamos”, afirmou.

Ainda segundo Mogherini, a UE quer construir uma rede de parcerias baseadas em valores e em interesses comuns, pois o bloco acredita que esta é a única maneira eficaz de enfrentar problemas compartilhados.

“A União Europeia não tem nenhuma agenda oculta. Nós não jogamos jogos geopolíticos. Nossa lógica nunca é uma lógica de esferas de influência. Nunca pedimos aos nossos amigos ou parceiros que sejam apenas nossos amigos ou parceiros”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com