TCU adia análise sobre venda de “golden share” do governo em empresas

10/07/2018 18:54:10

Por: Priscilla Oliveira / Agência CMA

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu adiar a análise sobre a possibilidade de o governo vender as chamadas “golden shares” em empresas diante do surgimento de informações que precisam ser avaliadas antes de o caso ser apreciado pelo plenário da corte. Ainda não há data para o tema voltar a ser discutido.

As golden shares são ações especiais que dão ao governo poder de veto em decisões tomadas pela empresa privatizada e condições especiais para o caso de compra de ações, venda, e outros pontos definidos no estatuto de cada uma das companhias que possuem este tipo de estrutura.

O fato novo que mexeu com o mercado na semana passada foi o acordo da Embraer e a Boeing para que a empresa americana compre 80% do negócio de aviação comercial da fabricante brasileira por US$ 3,8 bilhões. O negócio será realizado por meio da criação de uma joint venture na área de aviação comercial, na qual a Embraer terá os 20% restantes do capital social total.

A consulta sobre o assunto foi pedida pelo ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que considerava as golden shares mal vistas pelo mercado e um entrave aos investimentos no Brasil.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

Deixar um comentário