Tarifas estão pesando sobre a economia chinesa, diz conselheiro da Casa Branca

Por Carolina Gama

São Paulo – O conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou que a economia chinesa está sucumbindo às tarifas impostas pelos Estados Unidos a seus importados, enquanto a economia norte-americana segue sólida.

O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Larry Kudlow. (Foto: Gage Skidmore/Flickr)

“Praticamente 100% das tarifas estão pesando sobre a China. A economia chinesa está encolhendo cada vez mais. A China está sendo muito mais afetada [pelas tarifas] do que os Estados Unidos”, disse Kudlow em entrevista para a rede CNBC.

No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,2% a taxa de expansão mais fraca em pelo menos 27 anos.

Kudlow disse que a China pode resistir a um acordo comercial, mas ele insistiu que os Estados Unidos podem resistir a qualquer desaceleração em sua economia melhor do que os chineses.

“[A China] pode esperar para negociar, mas a economia está sendo afetada negativamente. Os investimentos estão saindo de lá, as empresas estão se movendo para outros lugares”, afirmou.

As declarações de Kudlow acontecem após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar na semana passada tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões em importados da China. A medida passará a valer em 1 de setembro, mesmo período no qual equipes chinesas vão a Washington dar continuidade às negociações comerciais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com