S&P corta nota de crédito dos principais bancos para BB-

12/01/2018 14:30:22

Por: Camila de Lira / Agência CMA

Cartões, dinheiro e cheques. (Marcos Santos/USP Imagens)

São Paulo – Após rebaixar a nota de crédito soberana do Brasil de ‘BB’ para ‘BB-‘, a agência de classificação de risco S&P Global Ratings cortou o rating dos principais bancos e empresas do setor financeiro brasileiro para BB- e revisou a perspectiva de negativa para estável.

A ação de rating atingiu os bancos Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Citibank, Votorantim e Safra. A nota de crédito da B3 também foi reduzida, de ‘BB’ para ‘BB-‘ com a perspectiva revisada para estável.

“Esperamos que a economia doméstica continue a se recuperar nos próximos dois anos, suportando os esforços dos bancos para melhorar ou limitar a deterioração dos seus ativos. No entanto, ainda vemos um risco significativo de que uma porção dos créditos renegociados fique inadimplente, aumentando a já alta perda para devedores duvidosos”, disse a agência.

Além disso, a S&P vê tendência negativa para o setor bancário brasileiro e indica que ainda há possíveis reflexos das investigações de corrupção
na qualidade dos ativos e do crédito dos bancos.

Edição: Leandro Tavares (leandro.tavares@cma.com.br)

Deixar um comentário