S&P afirma rating dos EUA em AA+ com perspectiva estável

bandeira EUA Estados Unidos
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Standard and Poor’s (S&P) afirmou o rating dos Estados Unidos em ‘AA+’, com perspectiva estável, citando a diversificação da economia do país, enquanto a dívida pública alta e as políticas orientadas ao curto prazo podem pesar na nota de crédito.

Segundo a S&P, a economia norte-americana deve crescer cerca de 2,5% em 2019, ante 2,9% em 2018, apoiada pelos gastos dos consumidores e pela renda forte, desacelerando para sua tendência provável de cerca de 1,8% nos próximos anos.

“Esperamos que o potencial impacto negativo das disputas comerciais com a China e, em menor escala, com outros países, seja provavelmente marginal ao crescimento do PIB dos Estados Unidos, dado o tamanho da economia doméstica”, diz a agência.

Por outro lado, “desentendimentos entre os partidos políticos resultaram em uma tomada de decisão mais lenta e limitaram a capacidade do governo de promulgar leis voltadas para o futuro, particularmente a política fiscal. Esses fatores – juntamente com o alto nível de endividamento do governo – limitam os ratings”.

Já a perspectiva estável reflete a visão de que os fatores de rating positivos e negativos dos Estados Unidos serão equilibrados nos próximos dois anos, diz a S&P.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com