S&P afirma rating do Japão em A+ e eleva perspectiva para positiva

13/04/2018 14:29:34

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Foto: Raphael Pto / FreeImages

São Paulo – A Standard and Poor’s (S&P) afirmou a nota de crédito do Japão em ‘A+’ e elevou a perspectiva de estável para positiva, citando as perspectivas de aceleração no crescimento econômico e de estabilização na dívida pública antes do previsto.

“A perspectiva positiva do rating de longo prazo do Japão reflete nossa visão de que o crescimento econômico nominal superior a 2%, juntamente com a taxa de juros negativa, deve permitir que o peso relativo da dívida soberana se estabilize mais cedo do que esperávamos anteriormente”, diz a S&P em comunicado.

De acordo com a agência, a perspectiva pode ser rebaixada para estável se o desempenho econômico do país nos próximos dois a três anos for mais fraco do que as projeções atuais, retardando o equilíbrio fiscal.

Já o rating ‘A+’ reflete a posição externa forte do Japão, sua economia próspera e diversificada, sua estabilidade política e o sistema financeiro saudável, além do papel do iene como moeda de reserva global. Tudo isso compensa as finanças públicas fracas e a demografia adversa, com envelhecimento da população, diz a S&P.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário