Setor privado dos EUA cria 129 mil empregos em março

Foto: FreeImages.com / Ben Wright

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 129 mil vagas de trabalho em março, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers. Analistas esperavam a criação de 173 mil vagas. O número de vagas criadas em fevereiro foi revisado de 183 mil para 197 mil.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 6 mil vagas em março. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 63 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 60 mil vagas.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – fechou 6 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 135 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas fecharam 2 mil vagas em março, as empresas de extração e mineração abriram 2 mil postos de trabalho e o setor de construção fechou 6 mil posições.

De acordo com o economista chefe da Moody’s Analytics, Mark Zandi, o mercado de empregos está enfraquecendo, com os ganhos de empregos desacelerando entre as companhias e as indústrias. “Os negócios estão contratando com cautela, ao lutar com o estímulo fiscal, com incerteza no comércio e com o impacto do aperto do Fed”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com