Setor de serviços cai pela segunda vez seguida, diz IBGE

(Foto: Mighty June/Flickr)

Por Olívia Bulla

São Paulo, – A receita real de serviços, que se refere à evolução do volume da atividade no setor em termos reais, descontada a inflação (deflacionado), caiu pela segunda vez seguida em fevereiro, em -0,4% em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. Já na comparação com fevereiro de 2018, o setor de serviços cresceu 3,8%, na maior alta desde fevereiro de 2014 e na sétima taxa positiva.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o setor de serviços acumula queda de 0,9% nos dois primeiros meses deste ano, mas uma ligeira alta de 0,7% nos últimos 12 meses até fevereiro, no maior resultado positivo para o período desde março de 2015 e mantendo a trajetória ascendente observada desde abril de 2017.

Ainda assim, o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, observa que setor permanece oscilando em patamar de volume mais de 10% abaixo do pico da série. “O fato é que não conseguimos observar nenhum tipo de recuperação mais consistente para os serviços”, avalia.

Em base mensal, três das cinco atividades pesquisadas registraram queda, com destaque para o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que caiu pela terceira vez, em -2,6%. Outros serviços (-3,8%) e serviços prestados às famílias (1,1%) completam a lista.

Na outra ponta, destaque para a alta de 0,8% nos serviços de informação e comunicação, enquanto houve estabilidade em serviços profissionais, administrativos e complementares. Por sua vez, o agregado especial de atividades turísticas caiu 4,8% em fevereiro ante janeiro.

Já na comparação anual, todas as cinco atividades pesquisadas cresceram, com destaque para os serviços de informação e comunicação (6,2%), enquanto as atividades turísticas tiveram alta de 5,0%. Segundo o IBGE, fevereiro de 2019 teve dois dias úteis a mais (20) que fevereiro de 2018 (18), propiciando a realização de um maior número de contratos de prestação de serviços.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com