Sem Lula, Bolsonaro e Marina lideram pesquisa Datafolha

11/06/2018 09:38:38

Por: Allan Ravagnani / Agência CMA

Bandeira do Brasil (Foto: Cesar Firmino / FreeImages)

São Paulo – A pesquisa de intenção de votos do Datafolha, divulgada ontem (10), mostrou que com o ex-presidente Lula fora da corrida presidencial, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede), liderariam as intenções de voto, tecnicamente empatados, com 19% e 15%, respectivamente, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, que foi a campo nos dias 6 e 7 de junho, mostrou que Lula segue liderando as intenções de voto de forma consistente, com 30% de apoio nos cenários em que está inserido. Numa disputa incluindo Lula, Bolsonaro tem 17%, Marina 10%, Alckmin (PSDB) e Ciro (PDT) 6% e Álvaro Dias (Pode) 4% das intenções.

O Datafolha, assim como o Ibope, faz pesquisas pessoalmente, diferente do instituto Data Poder 360 e do instituto contratado pela XP Investimentos para fazer seus levantamentos, divulgados na última semana. A diferença na metodologia entre os institutos pode ser uma explicação para a diferença entre os resultados. O instituto entrevistou 2.824 eleitores de 174 municípios, a primeira após a paralisação dos caminhoneiros.

CENÁRIOS SEM LULA

A pesquisa testou três cenários sem o ex-presidente concorrendo. Nos três, Bolsonaro tem 19% e Marina entre 14% e 15%. Foram inseridos o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, como candidatos do PT. Em ambos os cenários, Ciro Gomes tem 10% das intenções de voto, Alckmin fica com 7% e Álvaro Dias tem 4%. Sem nenhum petista, Ciro cresce um ponto e aparece com 11%, em terceiro, empatado tecnicamente com Marina (15%).

Nos cenários sem Lula o número de votos “brancos e nulos” chega a 34%. No cenário com o ex-presidente, esse número cai para 21%. O ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), que lançou sua pré-candidatura com apoio do presidente Michel Temer, tem apenas 1% das preferências, de acordo com o instituto.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, Lula vence os adversários com facilidade: Lula 49% x Alckmin 27%; Lula 46% x Marina 31%; e Lula 49% x Bolsonaro 32%.

Sem Lula no páreo, o líder Bolsonaro perde na maioria das simulações. Bolsonaro 32% x Marina 42%; Bolsonaro 34% x Ciro Gomes 36%; Bolsonaro 33% x Alckmin 33%. Marina venceria Alckmin por 42% a 27%, e Ciro, por 41% a 29%.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

Deixar um comentário