Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos renuncia ao cargo

Ex-secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen. Foto: Jon Testerc

São Paulo – A Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, anunciou sua renúncia ao cargo neste domingo.

“Por todos os homens e mulheres corajosos e dedicados do Departamento, eu submeti minha renúncia para o presidente nesta noite”, disse a secretária em seu Twitter. “Sou eternamente grata e orgulhosa do que vocês fazem todos os dias para proteger a nação”, completou.

“A Secretária do Departamento de Segurança Interna Kirstjen Nielsen está deixando sua posição, e eu gostaria de agradecer seu serviço”, afirmou o presidente norte-americano, Donald Trump, que já anunciou seu substituto. “Estou feliz em anunciar que Kevin McAleenan, atualmente comissionário do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras, vai se tornar o novo secretário. Eu tenho completa confiança de que Kevin vai fazer um ótimo trabalho!”.

A renúncia ocorre em meio a uma série de alegações do governo norte-americano de que o país vive uma crise de segurança na fronteira com o México. No fim da semana passada, Trump visitou a cidade de Calexico, onde parte do muro de segurança já está sendo construído. Segundo ele, o número de detenções de imigrantes ilegais tem aumentado, e que por isso contava com o muro e com a ajuda do governo do México para impedir que mais pessoas entrassem no país.

Em sua carta de renúncia, Nielsen afirmou que esperava que o próximo secretário conseguisse “ferramentas e recursos” para executar a missão dada a ele. “Espero que o próximo secretário tenha apoio do Congresso e das cortes para melhorar as leis que impedem nossa capacidade de garantir a segurança nas fronteiras”, disse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com