Rex Tillerson deixa Secretaria de Estado do EUA

13/03/2018 10:33:42

Por: Pâmela Reis / Agência CMA

Rex Tillerson, ex-secretário de Estado dos EUA (Divulgação/Departamento de Estado)

São Paulo – O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Rex Tillerson, está deixando a Secretaria de Estado e será substituído por Mike Pompeo, atual diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), afirmou o presidente norte-americano, Donald Trump, em sua conta no Twitter.

“Mike Pompeo, diretor da CIA, se tornará nosso novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigada a Rex Tillerson por seus serviços!”, escreveu Trump. “Gina Haspel se tornará a nova diretora da CIA e a primeira mulher escolhida como tal. Parabéns a todos!”.

As novas indicações ainda devem ser submetidas à aprovação do Senado. Rumores da saída de Tillerson já circulavam nos últimos meses, depois de um ano marcado por desentendimentos entre ele e o presidente. Trump chegou a afirmar no Twitter que Tillerson estava perdendo tempo ao tentar negociar com a Coreia do Norte.

A substituição do secretário, no entanto, acontece justamente num momento em que o governo norte-americano parece recuar na postura agressiva com Pyongyang. Na semana passada, Trump aceitou um convite para se reunir com o ditador Kim Jong Un, numa drástica mudança de posição após meses de insultos e ameaças entre os dois líderes.

Deixar um comentário