Relatório da Opep mostra que oferta global por petróleo aumentou em 40 mil bpd em maio

Por Carolina Pulice

São Paulo – A oferta global de petróleo aumentou em 40 mil barris por dia no mês de maio, para uma média de 98,26 milhões de barris por dia, segundo relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Além disso, o texto mostra que a produção de petróleo de países membros da Organização registrou uma queda de 236 mil barris no mês de maio, para 29,876 milhões de barris por dia, segundo relatório citando fontes secundárias.

A maior queda registrada foi pelo Irã, de 227 mil bpd, para um total de 2,370 milhões de bpd. A Arábia Saudita registrou a terceira maior redução, de 76 mil bpd no mês de maio, para um total de 9,690 milhões bpd. A segunda maior queda na produção foi da Nigéria, com 92 mil barris a menos entre abril e maio.  A produção da Venezuela diminuiu em 35 mil barris por dia.

Já a produção de petróleo de países não membros da Opep ficou inalterada, apesar de uma revisão para baixo nos Estados Unidos, Noruega e Brasil. O texto afirma ainda que a Organização espera uma recuperação da China, o que pode compensar parcialmente as quedas.     

A previsão de crescimento da oferta dos países não membros da Opep para 2019 é de 2,14 milhões de barris por dia, para uma média de 64,51 milhões de barris por dia. “Os Estados Unidos vão continuar sendo os condutores do crescimento em 2019, com 1,83 milhão de barris por dia, seguido por Brasil, Rússia, China, Austrália, Reino Unido, Gana e Sudão e Sudão”, pontua o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com