Presidente da comissão especial da Previdência critica Bolsonaro

Por Gustavo Nicoletta

Deputado Marcelo Ramos
O deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM). (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

São Paulo – O presidente da comissão especial da Câmara dos Deputados para a reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), criticou as posições de Jair Bolsonaro em relação à reforma da Previdência e disse que o presidente da República é quem mais desidratou a proposta até agora.

“O movimento positivo [de ontem] foi [o governo] anunciar que economia prevista [com a reforma da Previdência] é de R$ 1,240, e o movimento negativo é presidente da República dizer que se satisfaz com R$ 800 bilhões”, disse Ramos em entrevista à Agência Câmara, referindo-se a declarações de Bolsonaro feitas durante café da manhã com jornalistas.

“O presidente da República cada vez que fala tira alguma coisa da reforma.

Ninguém desidratou mais a reforma que o presidente da República”, disse Ramos. “Eu queria sugerir que ele não falasse sobre a reforma até o final para ela não desidratar tanto”, acrescentou.

Segundo Ramos, os comentários de Bolsonaro são ruins para a reforma da Previdência “porque parece assim: presidente manda projeto muito duro para a Câmara, as coisas que são duras ele mesmo tira. Aí ele, que mandou o projeto, é o bonzinho, que tira as coisas duras, e nós somos os maus que vamos ter que aprovar a reforma. Vamos aprovar a reforma não pelo governo, mas pelo país”, acrescentou.

Além do comentário de ontem sobre a economia aceitável com a reforma da Previdência, Bolsonaro também indicou que aceitaria uma idade mínima de aposentadoria menor para as mulheres – a proposta prevê 62 anos, ele disse que aceitaria 60 anos.

Ele também disse que poderia fazer concessões em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – auxílio a deficientes e a idosos que, no caso dos idosos, diminuiria com as mudanças na Previdência – e na porcentagem da pensão por morte que seria recebida pela família do beneficiário.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com