Reino Unido pode enfrentar recessão nos próximos anos

Por Carolina Pulice

São Paulo – O Reino Unido pode enfrentar uma recessão nos próximos anos, uma vez que dados macroeconômicos indicam uma desaceleração da economia interna e mundial e a situação do país se mostra desfavorável, afirmou o centro de pesquisas Resolution Foundation.

FreeImages.com/Matt Lenon

“O cenário global mostra consequências inevitáveis para o Reino Unido, especialmente por conta da importância do comércio para a economia do país”, disse a instituição em relatório publicado ontem. “Com o atual período de expansão e um grande risco à vista, o Reino Unido enfrenta um grande risco de experimentar uma desaceleração econômica nos próximos anos”, completou.

“Há alguma evidência que sugere que a economia do Reino Unido já pode estar contraindo. Os índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) no período desde 2008 mostram claramente uma desaceleração na atividade dos setores de serviços, industrial e construção nos últimos meses”, justificou o relatório do instituto, que utilizou os dados dos títulos do Tesouro do Reino Unido para prever o risco de recessão.

O texto cita ainda o Brexit – processo de separação da União Europeia (UE) como um fator determinante para a desaceleração do país. “Mas o país enfrenta pressões domésticas também”, apontou o texto. “A incerteza que existe com a aproximação do Brexit está tendo um claro impacto na confiança nos negócios e nos investimentos de curto prazo. E no longo prazo, as especificidades na relação comercial com a União Europeia e com o resto do mundo vai ter um impacto direto nas projeções da economia do país”.

“Se as decisões políticas não forem suficientes para responder, uma recessão pode se tornar uma depressão”, pontua o texto.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com