Reino Unido deve deixar União Europeia até 22 de maio, diz May

Primeira-ministra britânica, Theresa May. Foto: UK Parliament/Jessica Taylor

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que vai trabalhar para que o Reino Unido deixe a União Europeia (UE) até o dia 22 de maio, para evitar que o país participe das eleições do Parlamento Europeu.

“Podemos trabalhar juntos para chegar a um acordo”, disse ela, em declarações à Câmara dos Comuns. “Devemos deixar a UE com um acordo o mais cedo possível, para evitar participar das eleições europeias e cumprir as obrigações dos resultados do plebiscito nacional”, disse. “Nada hoje é mais importante”.

Ontem, os líderes dos países membros da UE concordaram em estender novamente a data do Brexit, de 12 de abril até 31 de outubro. “Nunca quis essa extensão e lamento que não tenhamos conseguido aprovação para sair de forma suave em 29 de março”, a data inicialmente prevista para a saída, disse.

Segundo May, o Conselho Europeu se mostrou disposto a reconsiderar a declaração política, mas reiterou que o acordo de saída já fechado entre Londres e Bruxelas não será renegociado. O Parlamento britânico rejeitou o pacto três vezes. “Precisamos resolver isso. Vamos aproveitar a oportunidade do recesso de Páscoa para refletir sobre essas decisões”.

Questionada sobre as futuras relações comercias com a UE, May disse que o governo tem sido claro em sua posição, de que visa a manter os benefícios de uma união alfandegária, sem taxas, cotas e regras de origem, como está na declaração política, mas tendo controle sobre sua política comercial, realizando-a de forma independente.

“Sair sem acordo não é apenas sobre comercio, é sobre segurança, entre outras questões”, disse. “Continuo acreditando que sair com um acordo é o melhor caminho e vou continuar a buscá-lo”. Ela reiterou que pretende substituir a solução backstop, que mantém apenas a Irlanda do Norte na união alfandegária após o Brexit. “O backstop nunca deve ser usado, mas precisamos garantir que teremos uma relação no futuro”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com