Reino Unido anuncia missão para proteger navegação no estreito de Ormuz

Por Carolina Pulice

São Paulo – O chanceler britânico, Jeremy Hunt, anunciou a formação de uma força naval europeia para proteger a livre navegação no Golfo Pérsico, em meio a escalada de tensões com o Irã. As informações são da agência “Sputnik”.

FreeImages.com/Matt Lenon

“Formaremos uma missão naval liderada pela União Europeia para respaldar a navegação segura de navios e tripulação nesta região vital”, declarou o ministro no Parlamento do Reino Unido.

Ainda de acordo com Hunt, o Ira deve se preparar para o aumento da presença militar ocidental na região, uma vez que o país continua ameaçando navios estrangeiros. “Se o Irã continuar com tal caminho, eles deverão aceitar o preço de que a presença militar será maior na costa do país, porque a liberdade de navegação é um princípio do qual o Reino Unido sempre defendeu”, disse.

As tensões entre o Reino Unido o Irã aumentaram neste mês, após a marinha britânica ter detido um navio iraniano no estreito de Gibraltar, o que fez com que o governo iraniano detivesse um navio britânico no estreito de Ormuz, no fim da semana.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com