Reformas fiscais bem feitas podem ajudar na produtividade, diz Yellen

13/07/2017 15:14:08

Por: Carolina Gama / Agência CMA

A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen (Divulgação/Governo dos Estados Unidos)

São Paulo – Reformas fiscais realizadas de maneira adequada podem ajudar a aumentar a produtividade nos Estados Unidos e,
consequentemente, impulsionar o crescimento, disse a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen. Ela ressaltou que o aumento da produtividade é um grande desafio para o país.

“Certamente há distorções fiscais que afetam a produtividade, mas acredito que estamos no caminho certo. Uma reforma fiscal adequada poderia impulsionar a produtividade e teria bom retorno [no crescimento]”, afirmou.

Neste sentido, Yellen disse que “adoraria ver a economia crescer 3% no longo prazo”, mas indicou que esse é um objetivo difícil de ser alcançado nos próximos cinco anos. A presidente do Fed afirmou ainda que o potencial de crescimento da economia norte-americana é muito baixo, de menos de 2%.

No entanto, ela demonstrou confiança na performance econômica. “Estou confiante de que teremos um crescimento sólido no segundo trimestre e que o mercado de trabalho seguirá ainda mais aquecido”, acrescentou.

No primeiro trimestre, o PIB dos Estados Unidos cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior, de acordo com a leitura final, em dado anualizado.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário