Reforma da Previdência é essencial para melhora do crédito, diz Trabuco

14/12/2017 17:44:10

Por: Camila de Lira

São Paulo – A reforma da Previdência é essencial para a melhora na taxa de investimento nas empresas brasileiras, o que deve bater na melhora do crédito no ano que vem, afirmou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco.

De acordo com o executivo, a reforma da Previdência é a “mãe de todas as Reformas”, e, se aprovada, dá o sinal verde para o aumento dos investimentos nas empresas, uma vez que o mercado perceba que o governo está se esforçando para diminuir o déficit fiscal.

A taxa de investimento, diz Trabuco, é necessária para fazer com que as empresas passem a aumentar suas capacidades, contratar mais e, até mesmo, acelerar a tomada de crédito, movimento já visto na linha de capital de giro do banco no quarto trimestre. “A reforma da Previdência apresenta maior risco no curto prazo [para o crédito] do que as eleições”, comentou.

“Se a reforma não for aprovada vai haver alta nas variáveis dos ativos, aumentando o risco e encarecimento o custo do tesouro”, comentou Trabuco, indicando que uma não aprovação da reforma da Previdência pode não só barrar o aumento da tomada de crédito das empresas, mas também elevar os juros para os empréstimos num todo.

Caso seja aprovada antes das eleições como esperado pelo diretor-presidente do Bradesco, o crédito pessoa física e o de pessoa jurídica tendem a acelerar mais em 2018, após o “ganho de tração” visto no quarto trimestre de 2017.

Edição: Eduardo Puccioni (e.puccioni@cma.com.br)

10 Comentários

Deixar um comentário