Rajoy quer que Catalunha esclareça se declarou independência

11/10/2017 10:01:02

Por: Cristiana Euclydes

São Paulo – O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pediu formalmente que a Generalitat, como é chamado o governo catalão, confirme se declarou a independência, pois desta resposta dependerão as ações de Madri, que podem incluir a ativação de um dispositivo legal que passa ao governo central do país os poderes da administração da Catalunha.

“Este requerimento, prévio a qualquer medida que o governo pode adotar nos termos do artigo 155 da Constituição, procura oferecer aos cidadãos a clareza que requer uma questão de tanta importância”, disse Rajoy, após reunião do Conselho de Ministros, segundo comunicado.

“O governo quer oferecer certezas aos espanhóis, especialmente aos catalães, e quer evitar a confusão gerada pelas autoridades da Generalitat sobre uma questão que tanto os afeta e os preocupa”, afirmou Rajoy, sem determinar um prazo para o governo catalão responder.

O artigo 155 prevê que governo central assuma os poderes da Generalitat, mas não anula a autonomia da comunidade autônoma. Ontem, o líder do governo catalão, Carles Puigdemont, aceitou o mandato para tornar a Catalunha independente da Espanha, conforme definido em referendo recente, mas depois suspendeu a validade desse mandato para iniciar um diálogo com o governo central.

“Se Puigdemont manifestar sua vontade de retornar à legalidade, o período de instabilidade terminará, as tensões e a quebra da convivência. Isso é o que todo mundo quer e espera”, disse Rajoy. Ele pediu o retorno à tranquilidade o mais rápido possível. “Por minha parte, seguirei atuando, como até agora, com prudência e responsabilidade”.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

Deixar um comentário