RADAR DO DIA: Atenção às ações da Petrobras, JBS e Vale com alta do minério

17/07/2017 09:58:39

Por: Eliane Leite / Agência CMA (e.leite@cma.com.br)

São Paulo – Os dados de produção da Petrobras em junho podem mexer com as ações da companhia na Bolsa nesta segunda-feira. A produção de petróleo no Brasil cresceu 0,6% a 2,20 milhões de barris por dia. Considerando também a produção de gás, houve avanço de 0,74%, a 2,68 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). No Brasil e no exterior, a produção da petrolífera no mês passado cresceu 0,35%, a 2,81 milhões de boed.

A estatal também elevará em 0,7% e 0,8% os preços da gasolina e do diesel, respectivamente, nas refinarias para amanhã. Este é o nono anúncio de reajuste nos preços dentro da nova política da companhia que pode ter revisões diárias nos preços.

Ainda sobre a Petrobras, a empresa anunciou na sexta-feira que  considera abrir até 40% do capital da BR Distribuidora. A estatal debateu diversos cenários de abertura de capital, do mínimo de 25% até 40%, mas “não houve deliberação específica da extensão da oferta”. A companhia mantém a perspectiva de manter o controle acionário da BR Distribuidora, frisou em comunicado.

Em energia, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a Rio Minas Energia Participações (RME) e a Luce Empreendimentos e Participações (Lepsa) aprovaram, em assembleias gerais, a venda de suas participações no capital social da Light. A venda faz parte do plano de desinvestimentos anunciado pela empresa mineira no começo de junho.

A JBS também está no radar. A subsidiária indireta da companhia no Canadá, a JBS Food Canada, fechou um acordo para vender a operação de confinamento e uma fazenda adjacente localizados na cidade de Brooks à MCF Holdings pelo valor de US$ 40 milhões (equivalente a 50 milhões de dólares canadenses).

Segundo a JBS, o acordo prevê que a MCF continuará fornecendo gado para a unidade de produção de carne bovina da JBS Canadá em Brooks. A conclusão da transação ainda depende da aprovação das autoridades competentes.

O conselho de administração da JBS aprovou um acordo de estabilização com controladas e bancos que prevê a substituição das operações de dívida ou a prorrogação das parcelas de principal. Também foi aprovado um acordo de renegociação de dívidas, em separado, com o Itaú Unibanco. A companhia, no entanto, não detalhou os termos dos acordos. Industrial and Commercial Bank of China.

No setor de papel e celulose, a Klabin analisa novos projetos de expansão e há estudos internos para ampliar os negócios da empresa, segundo informou em comunicado, porém, sem dar detalhes sobre quais seriam esses projetos.

O minério de ferro fechou em forte alta na Bolsa de Dalian, na China, o que pode favorecer os negócios com as ações da mineradora Vale. O contrato  mais negociado, com entrega para setembro de 2017, subiu 2,4%, para 491 iuanes (US$
72,45) por tonelada.

Os bons números da economia chinesa também podem favorecer os negócios com papéis da Vale. A economia do país, um dos principais parceiros comerciais da mineradora, cresceu 6,9% no segundo trimestre, em base anual, e 1,7% ante o
primeiro trimestre deste ano. A produção da indústria chinesa cresceu 7,6% em junho, em base anual, enquanto as vendas no varejo subiram 11% também na comparação com junho de 2016.

No Brasil, o boletim Focus trouxe previsões revisadas para a inflação em 12 meses, de 4,37%, de 4,47% na semana passada, e para a Selic (taxa básica de juros), cuja nova projeção para 2017 está em 8% ao ano, de 8,5% na estimativa anterior. Para este mês, o mercado revisou a expectativa no corte dos juros,  acreditando que o Comitê de Política Monetária (Copom) manterá o ritmo de corte da taxa em 1 ponto percentual, para 9,25% ao ano. Na semana passada, a expectativa era de corte de 0,75 pp.

Na agenda política,o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, se reúne hoje com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, para negociar a reabertura do mercado dos norte-americano
à carne bovina in natura brasileira.

Maggi também se reúne com o embaixador do Brasil nos Estados, Sérgio Amaral, e com o adido agrícola brasileiro nos Estados Unidos, Luiz Claudio de Caruso e Santana. Nos encontros, o ministro detalha as medidas adotadas pelo Brasil para atender exigências sanitárias norte-americanas. A importação de carne brasileira está suspensa desde 23 de junho.

Deixar um comentário