RADAR: Atenção a Paulo Guedes na Câmara, às 14h

São Paulo – Diante da ausência de indicadores e de eventos corporativos relevantes nesta quarta-feira, as atenções do mercado devem se voltar quase inteiramente à audiência do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, que deve começar às 14h (de Brasília).

Embora Guedes já tenha falado sobre o assunto na semana passada durante conversa com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, desta vez o contexto será um pouco diferente. Está mais claro, por exemplo, que os deputados devem remover da proposta original da reforma da Previdência as mudanças na aposentadoria rural e nos pagamentos a idosos em situação de miséria.

Isso pode ser ruim para os planos do ministro da Economia, que vem dizendo precisar de toda a potência fiscal embutida na proposta original – uma economia de R$ 1 trilhão ao longo da próxima década – para lançar o sistema previdenciário baseado em capitalização.

A conversa de Guedes com os deputados também pode trazer mais informações sobre as outras reformas econômicas que o governo pretende colocar em curso entre elas a tributária, que já está na mira do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como ele mesmo disse ontem.

Ontem, o Ibovespa fechou o pregão em queda, sem novidades sobre a Previdência e com notícias de um possível enxugamento da reforma, no trâmite pela CCJ e outras comissões. No exterior os índices fecharam com sinais mistos, próximos da estabilidade, com os agentes ainda monitorando o desenrolar da saída do Reino Unido da União Europeia.

Entre os indicadores divulgados hoje cedo, o preço de venda dos imóveis residenciais subiu 0,02% no mês de março, abaixo da inflação esperada de 0,53% para o mês (IPCA), de acordo com o índice FipeZap. Contando com a inflação, o preço médio de venda encerraria o mês com queda real de 0,50%.

No primeiro trimestre a alta nominal foi de 0,24%, abaixo da inflação no período (1,29%), o que impõe ao preço médio uma queda real de 1,04% nos três primeiros meses do ano.

Em âmbito corporativo, o diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil, Rogério Magno Panca, renunciou ao cargo, segundo comunicado enviado pelo banco ontem à noite à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para o lugar dele, foi indicado Edson Rogério da Costa, que atualmente é diretor da área comercial varejo.

O conselho de administração da Eletrobras decidiu extinguir a diretoria de distribuição da companhia após ser concluída a transferência do controle acionário da Amazonas Energia para o Consórcio Oliveira, segundo comunicado enviado pela Eletrobras à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O documento aponta que a expectativa do conselho era de que a transferência do controle ocorresse em 30 de abril, mas um comunicado publicado posteriormente mostra que o cronograma mudou, e que a data prevista é 10 de abril.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adiou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de acionistas de 30 de abril para 3 de maio, segundo comunicado enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Começou a contar o prazo para que a Oi e a Pharol executem um acordo no qual a empresa de telefonia entregará à Bratel 33,8 milhões de ações sendo 32 milhões ordinárias e 1,8 milhão preferenciais – e, em troca, a Pharol desistirá de litígios contra a empresa.

Este acerto é parte de um acordo mais amplo anunciado em janeiro, que previa também que a Pharol terá que utilizar 25 milhões de euros pagos pela Oi na subscrição do aumento de capital da companhia, previsto no plano de recuperação judicial.

A Oi também teria direito a ter um membro de sua indicação no conselho da Pharol para este mandato. Os termos do acordo só poderiam ser válidos depois de autorizados pelo juízo da recuperação judicial – o que aconteceu em março – e após transcorrido um prazo de 15 dias a partir da decisão – o que ocorreu ontem, segundo a Oi.

Edição: Gustavo Nicoletta ([email protected])

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com