Putin se encontra com Xi Jinping e celebra relação bilateral com país

Por Carolina Pulice

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e líder chinês, Xi Jinping. Foto: Presidência da Rússia

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, e disse que espera estreitar as relações comerciais com o país asiático.

“A Rússia está determinada, como sempre esteve nas últimas décadas, em expandir a parceria estratégica com a China em todas as áreas”, afirmou durante evento sobre a iniciativa “Belt and Road”, nesta manhã.

De acordo com Putin, o comércio entre a Rússia e a China teve uma alta de 24,5% em 2018, para um recorde de US$ 108 bilhões. “No ano passado, atingimos o objetivo de US$ 100 bilhões, isto é, o ritmo está muito alto”, disse.

O encontro entre os dois líderes ocorreu no momento em que a China assina uma série de programas de infraestrutura global. Os programas são uma ambiciosa atualização das antigas rotas comerciais da Rota da Seda. Lançado pela primeira vez em 2013 como um estímulo para o comércio global, a iniciativa “Belt and Road” levou as enormes empresas de construção, telecomunicações e transporte marítimo da China a tornarem-se globais.

Para Putin, a iniciativa é “extremamente importante”, e que a ideia da China assumir a liderança global “é altamente relevante para o mundo hoje em dia”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com