Putin pede para BRICS atuar como modelo em cenário global protecionista

Por Carolina Pulice

Líderes do BRICS. Foto: Divulgação

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o BRICS (grupo que reúne o Brasil, Rússia, India, China e África do Sul) deve se mostrar como protagonista de um modelo global de desenvolvimento, em meio a um cenário de incertezas sobre o comércio global.

“A situação da economia global tem gerado preocupações. Ela é um indicativo de que o comércio internacional está carregando uma cota de protecionismo, motivado politicamente por restrições e barreiras”, disse durante encontro do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes), no Japão.

Putin se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, com o presidente Jair Bolsonaro, com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi e com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

“Vamos trabalhar juntos para buscar soluções, possíveis acordos que podem se tornar um marco para discussão em um circulo maior de Estados interessados”, completou. De acordo com ele, é necessário expandir as operações do Novo Banco de Desenvolvimento – o banco do BRICS – e que os países do grupo “devem se envolver mais nas questões sobre Afeganistão, Síria, Venezuela, Oriente Médio e península coreana.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com