Puigdemont comemora direito à candidatura em eleições europeias

Por Carolina Pulice

Ex-líder da Catalunha, Carles Puigdemont. Foto: Chatham House

São Paulo – O ex-líder da Catalunha, Carles Puigdemont, afirmou que espera que as eleições parlamentares da Europa elejam candidatos a favor da democracia, horas após ter sua candidatura aprovada por um tribunal espanhol.

“Daqui vinte dias, esperamos um bom resultado, de gente que queira ver na candidatura uma possibilidade de inflação democrática”, afirmou em uma entrevista ao site “Al Dia”.

Puigdemont teve sua candidatura ao parlamento europeu aprovada nesta manhã por um tribunal de Madri. A decisão ocorre após a Comissão Eleitoral Espanhola ter barrado sua candidatura, junto com outros dois líderes separatistas da Catalunha: Toni Comín e Clara Ponsatí.

A oposição tinha alegado que ele não poderia se candidatar à eleição, que ocorre no dia 23 deste mês, porque não residia na Espanha. No entanto, a Corte afirmou que ele não foi condenado à inelegibilidade e que por isso pode concorrer ao cargo de deputado europeu.

O ex-presidente da Catalunha está exilado na Bélgica desde outubro de 2017, quando declarou independência da região autônoma e passou a ser perseguido pelo governo espanhol por rebelião.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com