PSOE vence eleições na Espanha e Sánchez comemora

Por Carolina Pulice

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Foto: Wikipedia

São Paulo, 29 de abril de 2019 – O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, do partido Socialista Operário (PSOE), comemorou a vitória nas eleições do país, e disse que a votação representou uma “defesa à democracia”. Apesar da vitória, o partido não conquistou maioria no parlamento, e precisa de uma coalizão para formar um governo.

“A Espanha votou em defesa aos direitos e liberdades, à igualdade e justiça social, por um país que olha para o futuro e quer seguir avançando. Agradeço aos mais de 7,3 milhões de espanhóis e espanholas que confiaram no PSOE”, disse em seu Twitter.

O PSOE obteve 28,7% dos votos, enquanto o partido Popular (PP), conservador, ficou em segundo lugar, com 16,7% dos votos. O fraco resultado do PP pode enfraquecer a oposição ao governo de esquerda, influenciando na formação de governo do país. “Não queremos o retrocesso, queremos um país que avance”, afirmou, em referência à minoria de votos obtidos pelo partido Popular.

Segundo a imprensa espanhola, Sánchez considera formar um governo sem coalizão com os partidos separatistas da Catalunha. Juntos, os partidos de esquerda (PSOE e Podemos) somam 18 assentos a mais que os partidos de direita (PP, Ciudadanos e Vox). As negociações para a formação do governo começam nesta semana.

A “esperada” surpresa foi a conquista de 24 assentos do partido de extrema-direita Vox, que obteve 10,26% dos votos.

Para o analista do Société Generale, Yvan Mamalet, a formação de um novo governo pode demorar alguns meses. “Mesmo que um governo seja formado, pode se mostrar instável, com pouca margem de manobra. Mas enquanto o crescimento se mostrar sólido, isso não será um problema”, afirmou.

Esta foi a terceira eleição em menos de quatro anos na Espanha, com a instabilidade no governo do ex-primeiro-ministro, Mariano Rajoy, e o processo de separação da Catalunha marcando o cenário político do país.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com