Projeção de alta de PIB global cai para 3,2% em 2019, aponta OCDE

São Paulo – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para baixo sua projeção de crescimento para a economia global para este ano, para 3,2%, ante projeção anterior, de março deste ano, de alta de 3,2%, refletindo incertezas relacionadas a tensões comerciais globais. Para 2020, a projeção foi mantida em alta de 3,4%.   

“O impulso global enfraqueceu-se acentuadamente e o crescimento deverá permanecer abaixo da média, na medida em que as tensões comerciais persistem. O comércio e o investimento abrandaram acentuadamente, especialmente na Europa e na Ásia. A confiança das empresas e dos consumidores falhou, com a contração da produção industrial”, diz a OCDE.

Entre os principais riscos à economia global, a OCDE destaca que novas tensões entre os Estados Unidos e a China podem reduzir em mais de 0,6 ponto percentual (pp) o PIB global em dois ou três anos. Além disso, a desaceleração na indústria deve se espalhar para o setor de serviços, que tem se mantido resiliente até então.

A China também continua sendo uma fonte de preocupação. “A implementação de ferramentas monetárias, fiscais e parafiscais não apenas tem efeitos incertos sobre a atividade, mas pode continuar a alimentar a dívida corporativa não financeira, já em um nível recorde”, diz o relatório. A OCDE prevê que a menor demanda doméstica na China por dois anos pode reduzir o PIB global em 1 pp no segundo ano.

Por fim, a OCDE alertou para o aumento da dívida do setor privado nas principais economias globais. “O estoque global de títulos corporativos não financeiros quase dobrou em termos reais em comparação com 2008, próximo a US$ 13 trilhões, e a qualidade da dívida vem se deteriorando, incluindo um aumento no estoque de empréstimos alavancados. Um novo surto de estresse financeiro poderia entrar em erupção”.

Cristiana Euclydes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com