Projeção de alta de PIB da Alemanha cai de 1,1% para 0,5% em 2019

Por Carolina Pulice

(FreeImages.com/Michael Zimmermann)

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), revisou para baixo sua projeção de crescimento para a economia da Alemanha para este ano e o próximo, refletindo incertezas relacionadas a tensões comercias globais e ao processo de saída do Reino Unido do bloco europeu, entre outros fatores.

A previsão para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha para este ano caiu para 0,5%, após a projeção de crescimento de 1,1% divulgada no relatório anterior, em fevereiro deste ano. Para 2020, a projeção de alta foi revisada de 1,7% para 1,5%.

No relatório deste trimestre, conhecido como relatório da primavera, a projeção de inflação para 2019 ficou em 1,5%, mesma taxa que 2020, e 0,4 ponto percentual menor do que a projeção de 2018. Já a taxa de desemprego de 2019 é menor que a de 2018, de 3,4% para 3,1%. A projeção para 2020 é de 2,7%.

Segundo o texto, espera-se que o país mostre uma recuperação neste ano, após uma desaceleração na segunda metade de 2018 e início de 2019. A recuperação será apoiada na demanda doméstica resiliente, no fim dos gargalos temporários de produção e na melhora gradual da demanda externa.

“O crescimento de emprego e salário vão continuar apoiando o consumo privado. Os investimentos de construção vão se manter fortes, e a conta corrente continua alta, com uma situação fiscal podendo ser moderadamente expansiva para o período”, apontou o relatório.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com