Produção total da Petrobras sobe em junho; pré-sal atingiu novo recorde

17/07/2017 10:24:51

Por: Alexandre Melo

São Paulo – A produção total de óleo e gás da Petrobras subiu 0,35% em junho na comparação com maio, somando 2,81 milhões de barris de óleo equivalente (boed) por dia. Do total produzido, 2,7 milhões de boed foram no Brasil, alta de 0,74% na mesma base de comparação, e 113 mil boed no exterior, queda de 5,8% em relação ao mês anterior.

A produção média de petróleo no País somou 2,20 milhões de barris por dia (bpd) no mês passado, crescimento de 0,6% ante maio. O resultado deve-se ao retorno à produção da plataforma P-43, nos campos de Barracuda e Caratinga, na Bacia de Campos, após parada programada, e do navio-plataforma Cidade de Mangaratiba, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

Em junho, a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, alcançou foi de 80,3 milhões de metros cúbicos por dia (m3/dia), alta de 1,8%. No exterior, a produção de petróleo dos campos ficou estável em 65 mil bpd. A produção de gás, por sua vez, caiu 13%, a 8,1 milhões de m3/dia, reflexo da menor demanda do produto da Bolívia e da redução da produção do campo norte-americano de Hadrian South.

PRÉ-SAL

A produção de petróleo e gás no pré-sal atingiu novo recorde mês passado, de 1,69 milhão de boed, avanço de 7,6%. O início da operação da P-66, em Lula, e a entrada em produção ao longo do ano de novos poços produtores aos navios-plataformas Cidade de Caraguatatuba, Cidade de Ilhabela, Cidade de Maricá, Cidade de Mangaratiba e Cidade de Saquarema, todos em Santos, contribuíram para o desempenho.

O volume de petróleo produzido pela Petrobras e seus parceiros na província do pré-sal também foi recorde, de 1,35 milhão de bpd, sendo que em 19 de junho, a produção bateu 1,42 milhão de bpd.

Edição: Eliane Leite (e.leite@cma.com.br)

Deixar um comentário