Processo de indicação de Sánchez para novo mandato será no fim do mês

Por Carolina Pulice

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Foto: Wikipedia

São Paulo – A presidente do Congresso da Espanha, Meritxell Batet, anunciou que o processo de confirmação do primeiro-ministro Pedro Sánchez para assumir o segundo mandato acontecerá no dia 22 deste mês.

“Após conversar com o candidato do PSOE, Pedro Sánchez, tomei a decisão de que a sessão de nomeação no Congresso terá início no dia 22 de julho, às 12h”, disse pelo Twitter. “O objetivo é que a nomeação prospere e que o candidato consiga os apoios para formar o governo”, completou. Ela disse ainda que a votação acontecerá no dia 23.

No entanto, Batet disse que caso o candidato não obtenha a maioria absoluta, a segunda votação acontecerá no dia 25 de julho. Com isso, o governo espanhol terá que correr contra o tempo para formar um novo governo no prazo de dois meses e evitar novas eleições gerais. O país passou por quatro votações desde 2015.

Em abril, o país passou por novas eleições e teve como resultado a maioria dos votos para o partido de Sánchez, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Apesar da maioria, Sánchez não obteve maioria no Parlamento, e por isso precisa do apoio de outros partidos para formar um governo.

Soma-se a isso a indicação do rei espanhol, Filipe, para assumir o cargo. A indicação aconteceu no dia 6 de maio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com