Presidente da China vai viajar à Europa

POR: CRISTIANA EUCLYDES / AGÊNCIA CMA

O presidente da China, Xi Jinping. (Foto: Loey Felipe/ONU)

São Paulo – O presidente da China, Xi Jinping, fará uma vista de Estado à Itália, Mônaco e França entre os dias 21 a 26 de março, visando a aprofundar os laços bilaterais com os países europeus, disse o porta-voz do ministério chinês de Relações Exteriores, Geng Shuang.

Na visita à Itália, Xi irá se encontrar com o presidente Sergio Martarella e o primeiro-ministro Giuseppe Conte, entre outras autoridades. “Os dois lados trocarão pontos de vista aprofundados sobre as relações entre China e Itália e as questões internacionais e regionais de interesse mútuo”, disse o porta-voz, em coletiva de imprensa ontem.

Segundo ele, será a primeira visita à Itália por um chefe de Estado chinês em uma década. “Acreditamos que esta visita vai consolidar ainda mais a confiança política mútua entre os dois países na nova era e aprofundar a cooperação prática sob a iniciativa ‘Belt and Road’”, além de trabalhar por avanços na parceria estratégica, disse Geng.

A iniciativa “Belt and Road” é uma estratégia do governo chinês que visa a realizar investimentos em infraestrutura, como energia, portos, pontes e ferrovias, em mais de 60 países da Europa, Ásia e África, refazendo a antiga rota da seda. A Itália é um dos poucos países europeus que endossam a iniciativa. A expectativa é de que um memorando de entendimento seja assinado durante a visita de Xi.

Na França, o presidente chinês vai se encontrar com o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro Edouard Phillipe. De acordo com Geng, as relações da China com a França sempre estiveram na linha de frente dos laços chineses com o Ocidente, e a visita visa a “elevar a estreita e duradoura parceria estratégica abrangente para um novo patamar”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com