Premiê da China vai à Europa para aprofundar laços econômicos

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Foto: Divulgação/ Serviço de Audiovisual da União Europeia

São Paulo – O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, vai à Bélgica e à Croácia na semana que vem, entre os dias oito e 12 de abril, disse o porta-voz do ministério chinês de Relações Exteriores, Geng Shuang. A China tem buscado aprofundar suas relações econômicas com os países da Europa.

Segundo o porta-voz, Li vai à Bruxelas participar da 21a reunião entre os líderes da China e da União Europeia (UE). Ele vai à Croácia para uma visita de Estado a convite do primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic, e para participar da 8a reunião de líderes da China e dos países da Europa Central e Oriental.

Na Bélgica, Li vai se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para discutir as relações sino-europeias e questões regionais e globais de interesse comum, além de assinar acordos de cooperação.

Na semana passada, o presidente chinês Xi Jinping fez uma vista de Estado à Itália, Mônaco e França. Xi assinou com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, um acordo de cooperação como parte da iniciativa chinesa “Belt and Road”, conhecida como a nova rota da seda, para investimentos em infraestrutura.

Xi também fechou acordos bilaterais com o presidente da França, Emmanuel Macron, nas áreas de transporte, energia renovável, setor financeiro e sobre o clima. As autoridades da UE, por outro lado, veem com cautela a aproximação chinesa, e esperam abordar questões como os subsídios da China ao setor industrial na reunião da semana que vem.

“Nosso objetivo é focar na obtenção de uma relação equilibrada, que assegure a concorrência justa e o acesso igual ao mercado. Neste contexto, esperamos convencer a China a incluir subsídios industriais como um elemento crucial da reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, disse Tusk na reunião do Conselho Europeu de março, quando os líderes europeus tiveram discussões estratégicas sobre os preparativos para a reunião.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com