Preços ao consumidor dos EUA ficam estáveis em junho ante maio

14/07/2017 09:56:23

Por: Pâmela Reis / Agência CMA

São Paulo – O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos ficou estável em junho na comparação com maio, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas esperavam que o índice subisse 0,1%.

Em maio, o índice havia caído 0,1% em relação a abril. Nos 12 meses até junho deste ano, o índice de preços ao consumidor subiu 1,6%. A meta de inflação do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) é de 2% ao ano.

Na comparação mensal, o núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, subiu 0,1% em junho, mesma alta observada em maio.

O índice de preços de energia caiu 1,6% na mesma base de comparação, após baixa de 2,7% um mês antes. O índice de preços de alimentos ficou estável, após alta de 0,2% em maio.

Na comparação com o mesmo mês de 2016, o núcleo do índice de preços ao consumidor subiu 1,7% em junho, com alta de 2,3% no subíndice de energia e de 0,9% no de alimentos.

Deixar um comentário