Pompeo diz que país está confiante com acordo firmado com México

Por Carolina Pulice

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Foto: State Department photo/ Public Domain

São Paulo – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que o governo do país está confiante que o México vai respeitar os compromissos firmados no acordo migratório do fim de semana, que evitou a imposição de tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos.

“Chegamos a uma série de acordo, como sobre a guarda mexicana.

Trabalharemos perto com eles para ter sucesso. Houve compromisso de ambos os lados. Estou confiante que este trabalho vai ser feito de mãos dados. E vamos avaliar o trabalho diariamente”, disse em coletiva de imprensa.

Pompeo afirmou ainda que o governo norte-americano enviará oficiais para a América Central para ajudar a reduzir o fluxo de imigrantes que deixam seus países em direção aos Estados Unidos.

O acordo foi firmado na noite de sexta-feira, e animou os mercados internacionais. No entanto, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que aplicaria as taxas, caso o acordo assinado com o governo mexicano não fosse aprovado pelo Congresso do país.

Em relatório publicado pelo governo mexicano, o México se comprometeu a aumentar significativamente seu esforço para aplicar a lei mexicana, a fim de reduzir a imigração irregular, incluindo o envio da Guarda Nacional para todo o território nacional.