PMI do setor de serviços dos EUA cai a 50,7 pontos em junho

Por Carolina Pulice

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 50,7 pontos em junho – menor nível em 40 meses – depois de atingir 50,9 pontos em maio, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas previam queda para 50,9 pontos em junho. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 50,6 pontos em junho – menor nível em 40 meses – depois de marcar 50,9 pontos em maio.

De acordo com o relatório, o índice mostrou o crescimento mais lento desde o começo de março de 2016, e que a produção do setor privado “perdeu momento” em cada mês desde fevereiro.

De acordo com o economista-chefe do IHS Markit, os últimos meses viram uma desaceleração industrial que afetou o setor de serviços. “A forte economia de serviços vista nos últimos anos cedeu para mostrar quase nenhuma expansão em junho, registrando o segundo crescimento mensal mais fraco desde a crise financeira global”, disse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com