PMI de atividade industrial dos EUA marca 52,4 pontos em abril

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos ficou em 52,4 pontos em abril, mesma pontuação registrada em março, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam alta para 52,9 pontos em abril. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O índice que mede apenas a produção das indústrias subiu para 52,4 pontos, depois dos 51,3 pontos de março.

As leituras melhores de produção e de novos pedidos foram compensadas pela desaceleração no crescimento do emprego e nos estoques pré produção. A expansão dos pedidos, porém, permanece abaixo do ritmo visto no ano passado, com a demanda externa relativamente suave, levando a uma alta menor na produção.

Com relação aos preços, as pressões inflacionárias desaceleraram no setor industrial. Além disso, os produtores norte-americanos de bens continuaram a sinalizar uma melhora apenas modesta nas condições operacionais em abril.

“A pesquisa indica que a desaceleração industrial vista no primeiro trimestre persistiu em abril”, disse o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson. “A pesquisa é consistente com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em uma taxa anualizada de pouco menos de 2%, com a medida da produção industrial permanecendo em queda”, acrescentou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com