PMI de atividade industrial dos EUA cai para 50,1 pontos em junho

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 50,1 pontos em junho seu menor nível desde setembro de 2009 – depois de atingir 50,5 pontos em maio, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 50,2 pontos em junho. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial norte americano caiu para 50,2 pontos em junho – seu menor nível em três anos de 50,7 pontos em maio.

Os principais fatores que pesaram na queda do PMI industrial de junho foram as taxas mais fracas de crescimento da produção e de contratação de funcionários, ao lado da maior queda nos estoques de compras por quase uma década.

“O otimismo dos negócios também se tornou mais moderado, com o sentimento sobre o próximo ano em queda para uma nova série de baixa em meio a preocupações crescentes sobre tarifas, risco geopolítico e crescimento econômico mais lento nos meses à frente”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com