PIB do Japão encolhe 0,3% no 3T18 ante 2T18

14/11/2018 09:06:03

Por: Pâmela Reis / Agência CMA

Foto: Edwin Pijpe / FreeImages.com

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu 0,3% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores e recuou 1,2% em taxa anualizada, de acordo com dados preliminares divulgados pelo governo do país.

Os dados mostram que a economia perdeu força, uma vez que no segundo trimestre o PIB japonês havia crescido 0,8% em base trimestral (revisão de +0,1 ponto percentual em relação à leitura anterior) e 3,0% em taxa anualizada (sem revisão). Tanto a demanda doméstica quanto a demanda externa fizeram contribuições negativas para o PIB no terceiro trimestre.

A demanda doméstica caiu 0,2% no terceiro trimestre ante o segundo e recuou 0,8% em taxa anualizada. Entre seus componentes, a demanda privada recuou 0,2% em base trimestral e 0,8% em base anualizada, enquanto a demanda pública caiu 0,2% em base trimestral e 0,9% em base anualizada. Já no setor externo, as exportações encolheram 1,8% em base trimestral e 7,1% em base anualizada, enquanto as importações caíram 1,4% e 5,6%, respectivamente.

Segundo Harumi Taguchi, economista da consultoria IHS Markit, a principal causa da contração econômica do terceiro trimestre foram os desastres naturais enfrentados pelo país no período, como enchentes e deslizamentos de terra ocorridos em julho, o tufão Jebi em setembro e o terremoto em Hokkaido no mesmo mês.

“O crescimento do PIB deve voltar a território positivo no quarto trimestre, depois que os efeitos dos desastres naturais se dissiparem. No entanto, a retomada no quarto trimestre pode ser limitada pela contínua fraqueza da demanda externa e por incertezas ligadas às tensões comerciais globais”, afirmou Taguchi.

Deixar um comentário