PIB da Coreia do Sul encolhe no 1T19 e atinge menor nível em dez anos

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul no primeiro trimestre de 2019 caiu 0,3% na comparação com o trimestre anterior, contraindo de forma inesperada após a alta de 1% no quarto trimestre de 2018, segundo dados preliminares divulgada pelo Banco da Coreia.

(FreeImages.com/Raphael Pto)

Este é o pior desempenho da economia sul-coreana em dez anos, de acordo com a série histórica do Banco Mundial. Em base anual, o PIB do país cresceu 1,8% de janeiro a março deste ano, uma desaceleração após a alta de 3,1% registrada no quarto trimestre de 2018.

O desempenho econômico fraco em base trimestral reflete a contração de 0,1% nos investimentos em construção, principalmente devido a construção de edifícios residenciais e engenharia civil, além da redução de 10,8% nos investimento em instalações, com reduções em maquinaria e equipamentos de transportes.

As exportações sofreram uma contração de 2,6%, lideradas por equipamentos eletrônicos, como LCDs, enquanto as importações diminuíram 3,3%, com baixas em máquinas e equipamentos, além de carvão e produtos de petróleo. Por outro lado, o consumo do governo aumentou em 0,3%, puxado pelos benefícios com saúde.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com