PIB da China tem menor alta em 27 anos no 2º tri de 2019

Por Cristiana Euclydes

Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,2% no segundo trimestre deste ano ante o mesmo período de 2018, seu menor nível em 27 anos, após a alta de 6,4% no primeiro trimestre. Os dados são do departamento oficial de estatísticas do país.

O crescimento do PIB chinês veio abaixo da projeção dos analistas, que esperavam alta de 6,3%. A meta do governo é manter o crescimento entre 6% e 6,5% em 2019. Em base trimestral, o PIB da China aumentou 1,6% no segundo trimestre.

O setor primário chinês, composto por agricultura e setor extrativista, cresceu 3,3% no segundo trimestre em base anual. O setor secundário, formado pela indústria, expandiu 5,6% na mesma base de comparação, enquanto o setor terciário, representado essencialmente pelos provedores de serviços, teve crescimento de 7,0%.

O departamento de estatísticas disse que a economia chinesa “enfrenta uma situação doméstica e internacional complicada”. A China está em meio a uma disputa comercial com os Estados Unidos, o que tem contribuído para a desaceleração econômica do país.

Ainda assim, todas as localidades aderiram à reforma estrutural do lado da oferta e “continuaram a manter uma faixa razoável de operações econômicas, e continuaram a tendência de desenvolvimento estável, constante e progressivo”, diz o departamento.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com