PF investiga lavagem de dinheiro envolvendo estatal da Venezuela

11/09/2017 16:15:11

Por: Gustavo Nicoletta / Agência CMA

Viatura da Polícia Federal durante 30ª fase da Operação Lava Jato, a operação Vício. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

São Paulo – A Polícia Federal lançou uma operação para investigar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo transferência de dinheiro de empresas da Venezuela – entre elas uma estatal – a contas no exterior, com trânsito dos recursos pelo Brasil.

A Receita Federal identificou que pessoas jurídicas nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo fizeram transações financeiras atípicas, supostamente para intermediar a exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela.

Os investigadores identificaram que empresas sediadas na Venezuela – entre elas uma estatal cujo nome ainda não foi revelado – enviaram dinheiro ao Brasil a pretexto de aquisição dos equipamentos, mas que uma parte significativa dos recursos não chegou aos fabricantes e fornecedores.

Em vez disso, o dinheiro circulou em contas bancárias diversas e posteriormente foi remetido ao exterior. Algumas dessas transferências tiveram como beneficiárias pessoas jurídicas sediadas em paraísos fiscais.

“Parte dos recursos remetidos da estatal venezuelana para o Brasil seria fruto de crime. Apenas no período de 2010 a 2014, os valores movimentados pela organização teriam ultrapassado R$ 200 milhões”, disse a Polícia Federal em nota.

Deixar um comentário